7 de novembro de 2011

Rugindo com o Leão - Ele acha que é de outro planeta

Avatar Postado por Lucas Leão
Às vezes, é difícil você explicar porque gosta tanto de uma coisa que os outros não gostam. Porque você insiste com algo que outros já abandonaram. Porque pra você, algo é diferente do que é para todos os outros.
É isso que acontece, muitas vezes, quando eu tento explicar por que gosto tanto de um filme, e tão pouco de outro. Não consigo dizer, por exemplo, porque o filme "Martian Child", de 2007 (me recuso a dizer o ridículo nome dessa obra em português), é o meu filme favorito.
É também o que acontece com o protagonista do filme, David (vivido por John Cusack, brilhante), ao tentar explicar porque insiste em adotar o menino-problema Dennis (Bobby Coleman), um garoto que insiste em dizer para todos que veio de Marte.
David é um autor famoso por ter escrito uma série de ficção científica. O filme começa com ele dando uma entrevista, na qual afirma: na maioria das obras, existe um personagem que, em um certo nível, "representa" o autor, e normalmente esse personagem é o protagonista. No caso de sua série, não. O personagem que o representa é o alien.
Em outras palavras, David se vê como diferente, como um intruso. Talvez esse aspecto tivesse ficado melhor no filme se algumas características do livro que o inspirou tivessem sido mantidas, mas mesmo assim, é estranho ver essa avaliação do personagem sobre si mesmo.
David é viúvo há dois anos, e quer realizar o sonho de sua falecida esposa de adotar um filho. Para isso, se dirige a uma agência e, em pouco tempo, conhece um garoto, Dennis, que passa o tempo inteiro dentro de uma caixa.
Talvez por se considerar um estranho, David se aproxima de Dennis, que não é como nenhum dos garotos e não brinca com nenhum deles. Dennis conta que não pode sair de dentro da caixa enquanto está no pátio - sua pele é muito sensível porque, afinal de contas, ele vem de Marte.
David adota Dennis, e logo eles criam um laço, para desgosto da irmã do autor, Liz (vivida por Joan Cusack, irmã de John Cusack), que considera o homem pouco preparado para o imenso desafio de ter filhos - ela própria compara os seus às crianças de "A Profecia".
Tentar entender Dennis é um dos desafios do novo pai. Mas talvez um desafio ainda maior seja querer com que Dennis desista da ideia de que ele é de Marte. Talvez, na cabeça da criança, esse seja o único jeito de interpretar por que ele é tão diferente dos demais. Talvez esse seja seu jeito de criar uma diferença. E como David pode pedir para que Dennis "se encaixe", pare de achar que é tão diferente, uma vez que ele próprio se assemelha mais a um alienígena do que ao seu personagem humano?
"Martian Child" toca em aspectos interessantes da vida e dos relacionamentos. Não só da vida de um pai, da vida de uma criança sem pais, da vida de uma criança que descobre ter pais. Não só do relacionamento entre um pai e filho. Mas da vida, e de relacionamentos. É uma obra para se pensar, uma obra transformadora, inpirada.
Me perco nas palavras... Às vezes, é difícil explicar por que gostamos tanto de uma coisa.

Nenhum comentário: